top of page

Portfólio

Na rua

O que separa arte de rua de arte de museu?

Em 2019, visitas a museus no Brasil cresceram 61% em relação ao ano anterior, dadas as tensões políticas, culturais e sociais sendo atravessadas naquele momento. Apesar do crescimento, a maior parte dos visitantes (82%) eram de classe média-alta. A maioria da população não tinha verba extra para garantir suas necessidades básicas e muito menos visitar museus. Dado o contexto atual de pandemia, esse acesso à arte fica ainda mais restrito a todos.

 

A arte tem potência de gerar diálogo amplo e trazer questionamentos – mas como transcender essa potência além das salas de museus para o cotidiano das pessoas? Como criar novos pontos de contato pelos caminhos que às vezes esquecemos de parar para olhar e, ao mesmo tempo, fazê-lo de forma integrada com a paisagem da cidade? 

 

Nasceu então o Ateliê na rua. Graças ao acervo digital extenso, em alta qualidade e de uso ilimitado de obras do Rijksmuseum® de Amsterdam (para ver mais, clique aqui) imprimi obras de arte de artistas holandeses, que conversam com meu estilo e com a nossa história brasileira, reinterpretadas pela lente do meu olhar artístico através de pinturas criadas exclusivamente para os quadros em questão.

 

Quatro intervenções em lambe-lambe e tinta acrílica serviram para testar, pela primeira vez, como o AtelIê se comporta com arte na rua. Temas brasileiros, bichos e frutas, pinceladas rápidas e cores vivas interagem tanto em paisagens pulsando graffiti quanto com quadros de séculos passados de artistas renomados como Van Gogh e Frans Jansz Post, pintor do renomado quadro Vista de Olinda, Brasil (1662). Ao lado das intervenções foram colocadas placas de identificação da obra e dos artistas, além de um QR code que direciona para o site do museu, onde o público pode fazer o download e acessar mais informações sobre as obras.

 

A intervenção inicial foi feita na Travessa Roque Adoglio, na Pompéia, São Paulo, uma rua que conecta o bairro e suas pessoas, motos, catadores de lixo, grafiteiros e artistas.

bottom of page